Notícias e Alertas

74° Aniversário da Independência do Líbano e Despedida do Cônsul Geral


 

O Consulado Geral do Líbano em São Paulo celebrou na quinta-feira, dia 30 de novembro de 2017, o 74º Aniversário de sua Independência no Clube Atlético Monte Líbano. Compareceram mais de 1500 pessoas, entre elas o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin Filho, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o renomado empresário Chaim Zaher, o presidente do Clube Atlético Monte Líbano, Luiz Henrique Maksoud, o corpo consular, autoridades religiosas e representantes da comunidade libanesa.

Abrilhantaram a cerimônia o Coral do Clube Atlético Monte Líbano e a apresentação da cantora Guiomar Chidiac

Durante a cerimônia, o Cônsul Geral, Kabalan Frangieh, em parceria com o Diretor Geral da Turkish Airlines, Sr. Orhan Guven, sorteou uma passagem executiva com acompanhante para o Líbano com estadia no Royal Tulip Hotel em Beirute para as 8 pessoas que conseguiram adquirir a cidadania libanesa pela Lei da Recuperação da Cidadania Libanesa nº 41/2015. O ganhador do sorteio foi o Sr. Paulo Miguel Saade.

O Cônsul Geral do Líbano, Kabalan Frangieh, em seu discurso agradeceu a todos pelo carinho e apoio recebido durante os 5 anos e meio que esteve à frente como representante da Comunidade Libanesa e se sente orgulhoso pelas realizações conquistadas durante seu trajeto como Cônsul Geral do Líbano no Brasil.

 

74th Anniversary of the Independence of Lebanon and Consul's Farewell

The Consulate General of Lebanon in São Paulo celebrated on Thrusday, November 30rd, 2017, the 74nd anniversary of the Independence of Lebanon at Clube Atlético Monte Líbano in São Paulo. More than 1500 people attended, among them were the Governor of the State of São Paulo,Geraldo Alckmin Filho, the Minister of Science, Technology, Innovation and Communications, Gilberto Kassab, the Renowned Businessman Chaim Zaher, the President of Clube Atlético Monte Líbano, Luiz Henrique Maksoud, Members of the Consular Corps and religious authorities in addition to Representatives of the lebanese committee.

Guests had the chance to enjoy Clube Atlético Monte Líbano Chorus and the presentation of the singer Guiomar Chidiac.

During the ceremony, Consul General Kabalan Frangieh, in partnership with the Director General of Turkish Airlines, Mr Orhan Guven, raffled an executive ticket with escort to Lebanon with a 5 days stay at the Royal Tulip Hotel( 5 stars in Beirut) for the 8 people who were able to purchase Lebanese citizenship by the “Lebanese Citizenship Recovery Number 41/2015”. The lucky winner was Mr. Paulo Miguel Saade.

The Consul General of Lebanon, Kabalan Frangieh, thanked everyone for the warmth and support he had received during the five and a half years he had been the Representative of the Lebanese Community and was proud of the accomplishments achieved during his time as Consul General of Lebanon in Brazil.

___________________________________________________
Discurso de Despedida do Cônsul Geral
Senhores e Senhoras.

Há um ditado em árabe que diz: “Vive numa comunidade 40 dias, ou você fica igual ou você a abandone logo”.

Para mim, foram cinco anos e meio que me fizeram sentir esse enorme orgulho. Um orgulho gerado pelas pessoas que eu conheci e convivi com elas e, pelas realizações maravilhosas feitas no Brasil e no Líbano.

Desde o primeiro dia me senti em casa por duas razões: Primeiro, porque o Brasil é um país que recebe muito bem os estrangeiros e segundo, a comunidade libanesa é muito grande . Eu acho que a razão pela qual a comunidade libanesa aqui ser tão numerosa se dá pelo fato do Brasil ser um dos melhores países anfitriões. Vou embora com o coração pesado, porque nunca terei o que eu tive aqui.
Orgulhoso, porque conheci verdadeiros brasileiros que não esqueceram suas raízes libanesas;

Orgulhoso, porque vocês formam uma comunidade de sucesso e vocês preservam suas tradições e seus amores pelo Líbano.

Fico orgulhoso porque a força da comunidade me deu acesso e abriu as portas de todas as instituições, principalmente a instituição política.

Fico orgulhoso porque senti o quanto o Líbano representa para vocês e para suas tradições;

Foi mostrado em maio de 2014, no primeiro Congresso do Potencial da Diáspora em Beirute, éramos 45 brasileiros. Em 2015, 75 brasileiros. Em 2016, já éramos 150 e em 2017 nosso grupo passava dos 300 participantes. Empresários, políticos, comerciantes, profissionais liberais, sobretudo pessoas que amam o Líbano e reconhecem seu Potencial presente e futuro.

Há um ano atrás, esta cidade recebia o primeiro evento do Potencial da Diáspora na América Latina. Um evento marcante por sua grandeza, pela sua cobertura na mídia e principalmente por ter criado novas pontes de relacionamento, de negócios e de aproximação da maior comunidade libanesa na Diáspora junto ao Líbano e vice-versa.

Sinto orgulho também de termos participado na inauguração da Casa do Brasil no Líbano, na cidade de Batroun. Isso foi possível pela colaboração de ilustres imigrantes libaneses e descendentes que não pouparam esforços para seu acontecimento. A eles, um especial agradecimento.

Também estou muito feliz de informá-los sobre todos os meios de comunicação que o Líbano teve e as visitas de pessoas famosas, artistas e autoridades que visitaram o Líbano. Nós esperamos mais de 40 mil turistas do Brasil visitando o Líbano, a maioria pela primeira vez. E queremos ainda mais.


Não há como deixar de falar, do trabalho de abertura de escolas no Brasil que ensinarão o árabe e os conhecimentos básicos para uma excelente formação. Muito mais que o Ensino, é divulgar a Cultura e propagar a Sabedoria. Algo que nossos ancestrais já começaram há milhares de anos.

Sinto orgulho de todo o trabalho realizado no registro dos descendentes e na recuperação da nacionalidade libanesa. Os que puderam se registrar vão poder participar pela primeira vez, na eleição parlamentar em maio de 2018. Um fato inédito, de suma importância e que deve continuar sendo uma meta de todos nós.


Poderia ficar aqui um longo tempo explicando as razões de meu orgulho. Mas precisaria de um milagre para demostrar todas minhas emoções.

Eu estou triste que estou indo embora mas estou feliz porque estou deixando a comunidade em boa forma. Por favor não mudem. Agora terá um novo Consul geral em São Paulo, Ruddi Azzi, a quem vocês darão todo o apoio que certamente não faltará.

Eu tenho muitas pessoas a agradecer. Entre elas gostaria de agradecer especialmente aos Funcionários do Consulado.

Para sempre. Viva o Brasil e Viva o Líbano.

 

 

 

 

Copyrights © 2014 & Consulado Geral do Líbano